Em 2012, a SEF – Sociedade Espírita Fraternidade – iniciou as reuniões que idealizariam um novo projeto a ser implantado no Remanso Fraterno. Um projeto que teria como público alvo os alunos do Núcleo Educacional Professora Clélia Rocha – NEPCR.
O projeto trabalha com a lógica de que família é “gente com quem se conta” (ONU) e com o conceito de família ampliada contido no Estatuto da Criança e do Adolescente, que esclarece ser a sociedade, como um todo, responsável pela criança como um ser em desenvolvimento peculiar. Nesse projeto os responsáveis pelas crianças estão além do vínculo biológico, sendo atores envolvidos na pedagogia do cuidar e do brincar. Assim, eles tiveram status de familiares e as mesmas oportunidades de aprendizado com consultoria especializada, o que certamente os tornará melhores cuidadores e orientadores no futuro.
OBJETIVO
Fortalecer a convivência entre os membros da família, além de incentivar a autonomia de escolhas dos responsáveis.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Desenvolver atividades de convivência, estabelecer e fortalecer vínculos, focar na garantia da segurança de acolhida, investir no convívio familiar e comunitário.
DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO
O trabalho é desenvolvido por meio de intervenções pautadas reflexões e em oficinas com viés profissionalizante.
OFICINAS
Corte de cabelo
Gastronomia
Artesanato
PÚBLICO ALVO
Famílias com precário acesso a renda e a serviços públicos e com dificuldades de manutenção, matriculadas no Núcleo Educacional Professora Clélia Rocha
RECURSOS HUMANOS
• Diretora de Assistência Social – Denise Monteiro;
• Assistente Social – Silvester Brandão
• Psicólogo – Eduardo Medeiros