Projetos Acolher é Transformar e Projeto Acolher Jovem, Integrantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos
A SEF – Sociedade Espírita Fraternidade, no que preceitua o art. 3.° da Lei N.º 12.435, de 6 de julho de 2011, em seu parágrafo primeiro, caracteriza-se como Entidade de Atendimento, isto é, “que presta serviços, executa programas e projetos e concede benefícios de prestação básica ou especial dirigidos às famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade ou risco social”.
Tendo em vista essa especificidade, em 2014, a SEF passou a oferecer o SCFV – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, com base na Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais (Resolução CNAS n.º 109/2009) através dos Projetos Acolher é Transformar – que trabalha com famílias e o Projeto Acolher Jovem – Contraturno Escolar.
Foco
De acordo com o caderno de orientações técnicas sobre o SCFV para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, da Secretaria Nacional de Assistência Social e do Ministério Desenvolvimento Social e Combate à Fome, o Serviço tem como foco: a constituição de espaço de convivência; a formação para a participação e cidadania; o desenvolvimento do protagonismo; o desenvolvimento da autonomia das crianças e dos adolescentes a partir de interesses, demandas e potencialidades dessa faixa etária.
Objetivos
Complementar as ações da família e da comunidade na proteção e desenvolvimento, fortalecendo vínculos familiares e sociais; Assegurar espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social; Possibilitar a ampliação do universo informacional. Estimular a participação na vida pública do território; Contribuir para a inserção, reinserção e permanência no sistema educacional.
Público alvo
Projeto Acolher Jovem
- Crianças e adolescentes ex-alunos do Núcleo Educacional Professora Clélia Rocha, desde que estejam matriculados na rede pública de ensino;
- Crianças e adolescentes egressos ou cursando o 5.º ano do Ensino Fundamental do Núcleo Educacional Professora Clélia Rocha (NEPCR).
Projeto Acolher é Transformar
- Crianças e adolescentes de famílias com precário acesso a renda e a serviços públicos e com dificuldades de manutenção.
Política de Atendimento
Art. 86. A política de atendimento dos direitos da criança e do adolescente far-se-á através de um conjunto articulado de ações governamentais e não governamentais da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.
SCFV – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos
Oficinas Socioeducativas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos
Oficinas do Contraturno escolar Projeto Acolher Jovem
- Crianças e Adolescentes de 11 a 14 anos: Artes plásticas – escultura; Robótica;Canto; Gastronomia; Socioeducativa
Oficinas do Projeto Acolher é Transformar
- Adultos: Gastronomia e empreendedorismo; Reflexões com o Serviço Social;
- Crianças de 0 a 12 anos, divididos pro faixa etária: artes como desenho, pinturas e brincadeiras socioeducativas.
Resultados Esperados
Conheçam e acessem seus direitos socioassistenciais e humanos; Compreendam e invistam em seu desenvolvimento integral; Valorizem a diversidade de opiniões e a resolução negociada de conflitos; Acessem e tenham garantidas práticas lúdicas, esportivas, cognitivas, de lazer e cultura; Convivam em um ambiente saudável, de respeito e valorização das diversidades étnicas, raciais, religiosas e sexuais; Sintam-se acolhidos e integrados; Expandam seus universos artísticos e culturais, suas habilidades, talentos e aptidões; Tenham maior conhecimento e capacidade de análise crítica da realidade; Sejam protegidos socialmente por suas famílias e comunidades, bem como acessem serviços, programas e equipamentos públicos.
Recursos Humanos
Projeto Acolher Jovem
- Assistente Social – Participação nas oficinas desenvolvendo o acesso à cidadania, atuando nas expressões da questão social e realizando encaminhamentos ligados a demais políticas públicas (educação, habitação, emprego, saúde etc.);
- Psicólogo – Oficinas de Desenvolvimento de Habilidades Sociais – DHS (olhar para si, resgate da história de vida, auto-controle, convivência, assertividade, solução de problemas interpessoais… )
- Educadora Social – função exercida por profissional em formação acadêmica responsável pela criação de um ambiente de convivência participativo e democrático.
Projeto Acolher é Transformar
- Assistente Social – Participação nas oficinas desenvolvendo o acesso à cidadania, atuando nas expressões da questão social e realizando encaminhamentos ligados a demais políticas públicas (educação, habitação, emprego, saúde etc.);
- Psicólogo – Oficinas de Desenvolvimento de Habilidades Sociais – DHS (olhar para si, resgate da história de vida, auto-controle, convivência, assertividade, solução de problemas interpessoais… );
- Educadores Sociais VOLUNTÁRIOS: função exercida por voluntários, parte deles com formação em pedagogia entre outras formações, sendo a coordenadora pedagógica com formação em Letras.